Segundo os PCNs (1998) a Matemática deve visar o desenvolvimento de um pensamento geométrico, por meio da exploração de situações de aprendizagem que levem o aluno a interpretar e representar a localização e o deslocamento de uma figura no plano cartesiano, produzir e analisar transformações de figuras geométricas, identificando elementos e variantes, desenvolvendo diversos conceitos, aprofundando as noções de geometria através do ponto, reta, plano, circunferência e cônicas.
Imagem retirada do site: www.blogvaleriamor.files.wordpress.com/2013
Visando uma pratica mais inovadora é bastante importante trabalhar com softwares que possam viabilizar a visibilidade na geometria analítica dos conceitos que se quer trabalhar, de acordo com os objetivos almejados pelo professor como se observa nos seguintes sites:
Visando uma pratica mais inovadora é bastante importante trabalhar com softwares que possam viabilizar a visibilidade na geometria analítica dos conceitos que se quer trabalhar, de acordo com os objetivos almejados pelo professor como se observa nos seguintes sites:
Conceitos e Atividades : http://www.somatematica.com.br
Pode-se também destacar jogos que venham a auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem como:
Batalha de Ângulos em Smole, Diniz e Milani (2007) que possibilita o estabelecimento de conexões entre os conceitos de ângulos e coordenadas no plano cartesiano.
Mestre e Adivinho em Smole, Diniz e Milani (2007) que introduz a noção de função, estabelecendo relações entre diversos tipos de linguagem, geometria e plano cartesiano.
Segundo Sadovski (2010) procurar estratégias que facilitem a compreensão dos conteúdos e atividades faz parte do trabalho docente e possibilita que os alunos possam estabelecer relações para chegar à aprendizagem.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC, 1998.
SADOVSKY, Patrícia. O Ensino da Matemática Hoje. São Paulo: Atica, 2010.
SMOLE, Katia (org.). Jogos de Matemática do 6º ao 9º ano. POA: Artmed, 2007.
Grupo: Andrea Santos, Carmen Athayde, Eduardo Pinto, Paulo Asmuz Jr.
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ResponderExcluirRosmarie, Você deve utilizar uma conta sua do GMail para fazer a postagem.
ExcluirDeixe aberta a sua conta Gmail em uma aba do navegador e na outra você faz a postagem (copia o texto que escreveste acima)...
Faça o quanto antes...Peça ajuda as colegas que também estavam com esse problema.
Conversando com muitos professores de Matemática, podemos perceber que durante suas licenciaturas não tiveram contato com programas e softwares que possibilitassem uma nova forma de aprender e visualizar conceitos matemáticos. Nossa licenciatura é diferente, pois contempla esse tipo de recurso multimídia.
ResponderExcluirPorém mesmo assim, acredito que além da disposição em querer usar um recurso didático coerente com a atualidade, de ter uma visão pedagógica baseada na construção dos saberes, é indispensável que o professor tenha uma formação muito mais sólida e significativa em relação ao uso de programas de multimídia.
Com certeza! O professor precisa ter um domínio para utilizar a tecnologia que irá trabalhar, caso contrário o recurso será utilizado para outros fins.
ExcluirDentre os softwares mencionados na postagem acima, alguém pode dar um relato sobre qual já utilizou e sua experiência com a ferramenta...
ResponderExcluirEm um projeto realizado em 2011/2012 com alunos do ensino fundamental II e ensino médio, realizei atividades com o geoplano, mas usei o geoplano de madeira, com pregos e borrachinhas, onde os alunos realizavam os cálculos e representavam os graficos no geoplano de madeira. No projeto não havia laboratório de informática, por isso usei este recurso manual. Foi muito interessante o manuseio do material, onde percebi que os alunos facilmente entenderam o processo. Foi uma construção coletiva muito significativa.
ResponderExcluirBem legal o recurso utilizado, pois ele permite a exploração de vários conteúdos da matemática.
ExcluirNesta experiência da Máira, é possível calcular perímetro e a área das figuras geométricas. Essa é uma atividade que nos mostra que mesmo a escola não dispondo de recursos tecnológicos é possível levar o aluno a experimentação e validação de resultados através de materiais manipulativos. Parabéns!!!
ExcluirAcho que a matemática deve sim visar o pensamento geométrico, o desenvolver de conceitos, aprofundando as noções de geometria. Nestes casos os softwares é que vão possibilitar a visualização e viabilidade de trabalhar conceitos.
ResponderExcluirPodes dar um exemplo prático de algum software que podemos utilizar?
ExcluirGeogébra e sketchup, por exemplo.
ExcluirEstava pensando hoje e me dei por conta de que, além dos softwares, de jogos interativos temos mais opções ainda. Minha escola é de tempo integral, de manhã sou professor regular de matemática, a tarde sou meu complementar. Para deixar minha disciplina mais atrativa, além do laboratório de informática e o lúdico, com jogos e para não ficar massante por um dia inteiro de turnos de matemática, eu levo os alunos pra rua e faço com que eles enxerguem a matemática em cada detalhe das coisas na rua. Medidas, números decimais, escalas, enfim tudo que a matemática nos proporciona no dia a dia. temos que reinventar todo dia...........
ResponderExcluirÓtima estratégia de ensino.
ExcluirEm meu estágio, também utilizei o geoplano, onde eles representaram as figuras geométricas e calculavam o perímetro de cada figura. Foi muito bom, eles adoraram.
ResponderExcluirCarmem,
ExcluirAo utilizares o Geoplano, você utilizou alguma estratégia de ensino ou os alunos seguiram trabalhando sozinhos na atividade?
Apresentei o geoplano a eles, expliquei o que era e pedi que os mesmos representassem as figuras geométricas no mesmo, em seguida eles trabalharam sozinhos e eu apenas observei o desenvolvimento deles.
ExcluirCarmem, Faça intervenções durante a utilização da tecnologia. Os questionamentos podem auxiliar os alunos a pensar sobre o que estão fazendo.
ExcluirEssa experiência de utilizar softwares e Geogebra nas aulas de matemática, só tive essa oportunidade dentro deste curso de licenciatura, pois no meu período como aluna trabalhava-se matemática de forma tradicional.
ResponderExcluirAlém dos softwares, que outras estratégias podemos utilizar para ensinar a Geometria Analítica?
ResponderExcluirProfa Mara, ao contrário da maioria dos colegas eu ainda não leciono. Então, ainda não tenho condições de dizer ou dar sugestões de estratégias para ensinar Geometria Analítica. Estou atento as postagens e com certeza tenho muito a aprender com vcs!
ExcluirAlém dos softwares, podemos, juntamente com eles, intervir e visualizar no cotidiano, criando questões de relação entre para que se tenha uma noção da geometria no plano do dia dia. Desta forma se dá uma noção da importância da geometria na nossa vida. Criando o interesse do aluno e sua curiosidade em torno do assunto referido.
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