Para muitos alunos e professores desenvolver os conteúdos relacionados
com a Geometria Analítica no período da Educação Básica, não tem sido tarefa
fácil, pois os alunos não conseguem contextualizar os conceitos matemáticos e sua aplicabilidade na vida, bem como, para
os professores, falta formação pedagógica continuada, com ênfase na utilização de multimídias interativas, com
o objetivo de facilitar a aprendizagem
dos alunos e a construção de conhecimentos significativos.
Durante o Projeto Gestar, em Matemática, desenvolvido pela Prefeitura
Municipal de Gramado, em 2011-2012, os professores da Área de Matemática, durante os
encontros de formação, tiveram oportunidade de conhecer a interagir com diferentes
softwares educacionais, como Cabri-Géomètre II e o Logo, além de programas
envolvendo Álgebra e Geometria.
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Professores de Matemática, da cidade de Gramado, em formação e
capacitação em mídias de aprendizagem.( 2011) |
O uso de computadores nas
aulas de Matemática deve ser um apoio para a realização das atividades
propostas pelo professor. Porém o professor deve ser crítico ao selecionar os programas
e estabelecer de maneira clara, quais são os objetivos e metas que pretende alcançar com o uso deste recurso midiático,
junto a seus alunos, na busca incessante de uma construção coletiva da
aprendizagem significativa.
Segundo Passos (2004) com o uso de softwares não é possível garantir se
houve ou não aprendizagens, sendo necessário que o professor direcione o aluno
para uma reflexão sobre as mesmas e sobre as diferentes formas de aplicá-las na
resolução de problemas.
Para inserir o uso do computador na sala de aula, o professor deve estar
atento a escolha dos programas e estar aberto a novas concepções de ensino,
pois seu papel de “transmitir o conteúdo” será substituído definitivamente pelo
papel de “mediador e aprendiz” onde alunos e professores estarão descobrindo e
construindo novos conhecimentos e testando suas aprendizagens.
PASSOS, Adriana Quimentão.
Geometria Analítica: pontos e retas- uma engenharia didática com programas de
geometria dinâmica- Londrina, 2004. Dissertação ( Mestrado em Ensino de
Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina.
Grupo: Máira, Rafael, Samanta e
Rosmarie.
Gostei da postagem! Vamos iniciar a discussão para refletir sobre a temática abordada...
ResponderExcluirNas últimas décadas, os professores tem realizado esforços para ampliar sua formação, principalmente, na utilização de tecnologias como recurso pedagógico em sala de aula. Desta forma, conforme a postagem, gostaria que me relatassem a experiência de ter realizado o curso do Projeto Gestar?
O projeto Gestar ocorreu durante o ano de 2011-2012, com encontros quinzenais com uma tutora que também fazia parte da rede municipal de Matemática. Nestes encontros desenvolvíamos atividades de leitura teórica sobre um determinado conteúdo ( tínhamos livros do professor e de atividades) e após realizávamos as atividades práticas, que poderiam ser aplicadas em sala de aula. A construção dos saberes matemáticos produzidos no grupo foram muito importantes para a mudança dos contratos didáticos em muitas escolas ,pois ao mesmo tempo em que planejávamos as atividades, refletíamos sobre sua função didática em sala de aula. As atividades deixavam de ser uma lista de exercícios, para serem situações-problemas contextualizados com outras disciplinas! O curso de formação mudou muitas concepções de "aprendizagem".
ResponderExcluirConsegui colocar os comentários com a minha foto!!! Mais uma aprendizagem!!!
ResponderExcluirObrigada Máira e
Obrigada Professora Mara pelas dicas!
Que ótimo Rose. Fico contente pela sua aprendizagem. Agora que já tens o domínio da tecnologia podes aproveitar para utilizar com os seus alunos.
ResponderExcluirAo ler o comentário da Rose percebe-se o quanto foi enriquecedor a formação continuada no referido curso.
ResponderExcluirQuais foram as tecnologias trabalhadas neste curso e sua relação com a Geometria?
Alguém mais do grupo fez o curso?
Iniciamos trabalhamos com o programa LOGO, pois muitas professoras já sabiam alguns comando, e para quem nunca tinha trabalhado com softwares, esse era mais simples e os professores sentiram-se mais seguros para aplicá-lo nas aulas. Depois, uma colega do grupo havia feito um trabalho de conclusão de Pós-graduação sobre o Geogebra. Como havia interesse da turma, ela se prontificou a trabalhar conosco algumas atividades possíveis para ser desenvolvidas com os alunos, desde o 5º ano até a 8º série. Começamos com os exercícios mais simples, até os mais complexos. Foi bem interessante, pois as dificuldades encontradas pelo grupo de professores, foram sanadas conforme íamos nos familiarizando com o programa. Porém, assim como umas gostaram e até hoje continuam aplicando com seus alunos, outras desistiram.....
ResponderExcluirCom certeza foi uma experiência interessante, pois, a medida que, se começa a trabalhar um software depois é mais tranquilo para trabalhar com outro.
ExcluirTive a oportunidade de ministrar um curso de Tecnologia na Educação voltado a professores, na Escola Breno Ritter em Taquara. O que fica claro é que muitos professores resistem à Tecnologia porque esta os tira da zona de conforto. A mudança inicialmente assusta, e a velocidade com que a informação e a tecnologia fluem nos dias de hoje causa insegurança em uma geração que não nasceu na era "Hi-Tech" . No entanto, a medida que os professores vão conhecendo a tecnologia e entendendo as milhares de utilidades aplicáveis em sala de aula, os ânimos se alteram e o que nota-se é a unanimidade de que a Tecnologia se bem aplicada à Educação traz grandes benefícios ao processo de ensino aprendizagem
ExcluirLink com material do Curso Ministrado: http://www.marianesoares1.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html
Eu não realizei o curso, mas fico feliz que alguns professores da rede realizaram para mudanças futuras.
ResponderExcluirO desafio com o uso das tecnologias é muito grande ainda nos dias de hoje, pois a maioria dos professores apresentam muita dificuldades com o domínio dos software, impossibilitando uma mediação significativa da aprendizagem.
Outra questão importante é a falta de tempo para o montante de conteúdos exigidos...assim o professor precisa escolher entre trabalhar com atividades diferenciadas e contextualizadas ou cumprir todo o conteúdo programático.
É verdade Maíra. Muitas vezes não se pensa em qualidade, pois é preciso vencer o conteúdo. O que poderia ser concretizado, sem preocupações, se houvesse uma turma pequena, na qual as atividades poderiam ser mais direcionadas.
ExcluirAlém de termos turmas enormes e pouco tempo (ou muitos conteúdos para os dias letivos) penso que exista ainda hoje um problema relacionado a novas tecnologias que é o "medo" do novo. Muita coisa está mudando, mas ainda encontramos pessoas que não aceitam isso.
ExcluirA formação pedagógica continuada é extremamente necessária, ainda mais na utilização de multimídias interativas, que sem dúvida nenhuma facilita a aprendizagem.
ResponderExcluirEduardo, Você teve a oportunidade de trabalhar com tecnologias interativas no ensino da matemática?
ExcluirTenho esta possibilidade, além de achar necessário este convívio com as tecnologias, minha escola disponibiliza um ótimo laboratório de informática.
ExcluirAs tecnologias digitais estão cada vez mais presentes em todas as áreas de conhecimento, nas escolas, nos lares, e principalmente na vida profissional, seja em cursos profissionalizantes ou em atividades profissionais, o conhecimento tecnológico é cada vez mais essencial para o mercado de trabalho. Por outro lado, a matemática sempre esteve e sempre estará presente em nossas vidas e em praticamente todos os ramos de atividade e, se torna também cada vez mais essencial a interação entre matemática e tecnologia, auxiliando uma a outra e possibilitando e reforçando o aprendizado através de novos meios de ensino que podem ser mais úteis e eficazes, promovendo assim um maior conhecimento e preparação para o futuro educacional e profissional.
ResponderExcluirPercebo que atualmente, em algumas escolas, há uma separação visível entre o ensino tradicional e as tecnologias. Alguns profissionais da educação continuam dando suas aulas no utilizando o quadro-negro e o giz ( pois muitas ainda não possuem os quadros brancos) , o livro texto e a lista interminável de exercícios de "a" a "z". Os cursos de formação e encontros pedagógicos das escolas precisam contemplar estas novas aprendizagens ao corpo docente, oportunizando que o professor tenha condições de implementar em sua didática os recursos tecnológicos que dispomos e que os "alunos dominam tão bem", apenas é preciso direcionar esta ferramenta de trabalho à aprendizagem da sala de aula!
ExcluirTem que se abandonar velhas convenções, na minha escola temos tudo, bons laboratórios, recursos, mas vejo um despreparo. Poderemos utilizar vários meios, mas estamos presos aos medos do novo e a novos conceitos. Vejo que nós que estamos vindo agora temos a obrigação de quebrar convenções.
ExcluirComo os professores reagem a utilização das tecnologias?
ExcluirPreferem não utilizar ou se ariscam?
No todo, alguns preferem não se arriscar...rsrsrsrsrs, mas há principalmente na leva nova de professores, uma preocupação com o uso de tecnologias sim, até por que nossa realidade hoje, exige que usemos tais recursos. Os alunos da nova geração estão completamente envolvidos com total tecnologia.
ExcluirExiste um outro problema e qual considero grave. As tecnologias digitais, nos dias de hoje, são fundamentais, estão no dia dia do jovem estudante e qual há um domínio por parte do jovem considerável. Na matemática, vejo a interpretação dos problemas, dos textos, como a maior dificuldade. Se o aluno domina a interpretação, a leitura, a própria matemática se tornará pra este aluno acessível. Eduardo Pinto Gomes.
ResponderExcluirRealmente as reuniões pedagógicas que ocorrem nas escolas são de extrema importância, pois dão fundamentação teórica e pratica para a utilização dos recursos multimídia na sala de aula.
ResponderExcluirQue legal Samanta. É uma formação continuada da escola?
ExcluirQuais são os exemplos práticos que podemos dar aos alunos para visualizarem a Geometria Analítica?
ResponderExcluirAcho que primeiro o direcionamento da ferramenta tecnológicas para sala de aula. Eu costumo fixar os eixos nos cantos de parede, para visualizarem o espaço e procuro com isso, noções de engenharia ou arquitetura, pois dá u a importância fundamental da geometria no dia a dia destes alunos, despertando o interesse para estas áreas.
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