segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Endereço do mapa conceitual:
http://www.ufpel.edu.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1MJGQJTYR-1X24FQB-69&partName=htmltext

Grupo: Andréa, Carmem, Eduardo e Paulo

8 comentários:

  1. Visando horas complementares, fiz um curso "Supervisão Pedagógica", com uma parte específica de didática. Analisando o que vi, no sentido de entender a didática e tratando de tecnologia como estamos, o uso didático das tecnologias tem tudo haver. Os objetos de aprendizagem com material digital, ferramentas que ampliem a interação, isso tudo nos dá uma ação didática diferenciada . Apenas, sem sombra de dúvidas, as tecnologias são parte dá didática do ensino nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Mas, de nada adiantará estes recursos tecnológicos se o paradigma de ensinar e aprender continuar o mesmo. É necessário uma mudança de visão num processo não linear, mais colaborativo, criativo, crítico. Senão corremos o risco de continuar com uma educação bancária com computadores.

    ResponderExcluir
  3. Pouco a pouco estamos conseguindo mudar o modo de ensino da matemática mas, diante dos recursos que dispomos em sala de aula, ainda é complicado, temos tão pouco a oferecer a nossos alunos, enquanto eles, estão sempre à espera de uma aula diferente, motivadora onde os mesmos procuram aprender cada vez mais.

    ResponderExcluir
  4. É preciso que nós professores aceitemos as mudanças, abandonando convenções sem esquecer de nosso principal objetivo, ensinar. As tecnologias em nosso dia a dia, está em todos os setores, não há mais como não conviver com ela ou aceita-la pois já está engajada em nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  6. As experiências de ensino de Matemática através da utilização de
    tecnologias motivam positivamente tanto alunos quanto professores. A
    expectativa de utilizar tecnologia de ponta na sala de aula traz, ao
    mesmo tempo, curiosidade e apreensão pela possibilidade de
    experimentar uma nova maneira de ensinar e aprender. A utilização de
    mídias e tecnologias dentro de uma sala de aula nos dias de hoje, deixa
    de ser um fator diferencial e se torna uma necessidade dentro do que
    chamamos de educação. Entretanto as tecnologias representam um desafio para o professor, que precisa adaptar sua maneira de ensinar à uma nova dinâmica de aula, assim alcançando seu objetivo como professor de Matemática e de formador de cidadãos.

    ResponderExcluir
  7. Todo o recurso pedagógico, seja ela tecnológico ou não, por mais simples que seja, se bem aplicado pode sim contribuir para a melhoria na qualidade de nossas aulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Mas precisamos abrir a "mente" e aceitar novos recursos que chegam para somar. Precisamos conhecer o novo e tirar o melhor dele.

      Excluir