segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Escola Municipal Severino Travi, em Canela- Exemplo de Inclusão de Surdos.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Severino Travi, da cidade de Canela, atende alunos da rede regular e de inclusão, totalizando 572 alunos.

A inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular é um assunto que divide opiniões, pois muitos defendem a matrícula desses alunos em escolas exclusivamente especializadas até o final do Ensino Fundamental - para que sejam plenamente alfabetizados em Libras e em Língua Portuguesa -, outros afirmam que esses alunos devem estar matriculados em turmas de escolas regulares, junto dos ouvintes. 


Na Escola Severino Travi desde 2007 ocorre a inclusão dos alunos surdos e /ou com deficiência auditiva em salas regulares de ensino. 

 Sabemos que os professores não possuem formação adequada nos cursos de licenciaturas, por isso o mais importante é a “vontade” de aprender e de vivenciar a experiência com surdos, pois há uma constante troca de saberes e linguagens entre as partes.

O grupo de alunos integra e auxilia os alunos surdos, aprendem os sinais e tornam-se multiplicadores da linguagem de libras, o que é extremamente importante para a socialização dos alunos.


O Decreto Federal nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, estabelece que alunos com deficiência auditiva tenham o direito a uma educação bilíngue nas classes regulares. 
Em geral, os alunos aprendem a língua de sinais quando chegam à escola, com um professor instrutor de libra (professor surdo) que ensina aos alunos a arte de comunicar-se pelos sinais. 
Na sala de aula, os alunos têm o acompanhamento de um intérprete de libras, que auxilia os alunos a acompanharem as explicações de cada disciplina, facilitando as aprendizagens e a aquisição de saberes nas respectivas séries.  



Há muito tempo, se fala em inclusão de crianças com deficiência nas escolas. Cenas como a da foto ao lado, porém, continuam sendo raras. 

Trata-se de um grupo de teatro escolar que mistura alunos deficientes auditivos com ouvintes. 

Na EM Severino Travi, em Canela, as atividades de Arte integram normalmente os surdos. A trupe teatral já participou de vários festivais, ganhou prêmios e sempre é muito aplaudida. Além disso, a garotada tem uma fanfarra - e todos concordam que o contato com as diferentes expressões artísticas ajuda a turma também nas outras disciplinas, sem falar na integração entre os alunos. 

A Severino Travi, no entanto, ainda é exceção no assunto inclusão de alunos.  


Referências:
Entrevista com a direção da Escola Severino Travi.
Texto Publicado em NOVA ESCOLA Edição 238, DEZEMBRO 2010. Título original: A arte de incluir.

GRUPO: Máira, Rafael e Rosmarie.

9 comentários:

  1. Olá, sou a tutora a distância de Libras – Rubia.
    Excelente a exposição da pesquisa realizada.
    Realmente a questão do ingresso de alunos surdos na rede regular ou em escolas especiais é uma questão polêmica. A duas perspectivas, a visão do MEC – políticas inclusivas e a visão da comunidade surda – construção da cultura, língua e identidade. Essa questão será aprofundada na web conferência com o Profº Fabiano. Fiquem atentos a esta discussão.
    Tenho um questionamento: As fotos são dos alunos da Escola?

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  2. Um outro questionamento: Esta escola fica próximo a São Francisco de Paula? A outras escolas na sua cidade?

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  3. Sim, são fotos do Blog da Escola.
    Fica próxima a Gramado e São Francisco de Paula.
    Vou pesquisar se há outras escolas na regiaõ.
    Abraços.
    Rose

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  4. A proposta da escola é exemplar para as demais instituições de ensino!

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  5. Qual é a formação dos professores desta instituição?

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  6. Os professores do ensino básico são formados dentro de suas respectivas áreas. Apenas a intérprete e a professora especialista possuem formação em libras.
    Com a abertura de concurso municipal em Canela, específico para libras, esta especialização foi valorizada e muitos professores estão buscando habilitação.

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  7. Esta é uma escola modelo em se tratando de inclusão, não apenas de alunos surdos, mas nas múltiplas deficiências.

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  8. Tive o prazer de conhecer uma das alunas com deficiência, que começou a estudar nesta escola. A transformação dela foi algo inacreditável, pois era uma menina retraída, envergonhada, e quando foi para esta escola, começou a fazer teatro, desenvolveu sua linguagem, é muito bom.

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