A Escola Municipal de Ensino Fundamental Severino Travi, da cidade de Canela, atende alunos da rede regular e de inclusão, totalizando 572 alunos.

Na Escola Severino Travi desde 2007 ocorre a inclusão dos alunos surdos e /ou com deficiência auditiva em salas regulares de ensino.
Sabemos que os professores não possuem formação adequada nos cursos de licenciaturas, por isso o mais importante é a “vontade” de aprender e de vivenciar a experiência com surdos, pois há uma constante troca de saberes e linguagens entre as partes.
O grupo de alunos integra e auxilia os alunos surdos, aprendem os sinais e tornam-se multiplicadores da linguagem de libras, o que é extremamente importante para a socialização dos alunos.
O Decreto Federal nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, estabelece que alunos com deficiência auditiva tenham o direito a uma educação bilíngue nas classes regulares.
Em geral, os alunos aprendem a língua de sinais quando chegam à escola, com um professor instrutor de libra (professor surdo) que ensina aos alunos a arte de comunicar-se pelos sinais.
Na sala de aula, os alunos têm o acompanhamento de um intérprete de libras, que auxilia os alunos a acompanharem as explicações de cada disciplina, facilitando as aprendizagens e a aquisição de saberes nas respectivas séries.
Há muito tempo, se fala em inclusão de crianças com deficiência nas escolas. Cenas como a da foto ao lado, porém, continuam sendo raras.
Trata-se de um grupo de teatro escolar que mistura alunos deficientes auditivos com ouvintes.
Na EM Severino Travi, em Canela, as atividades de Arte integram normalmente os surdos. A trupe teatral já participou de vários festivais, ganhou prêmios e sempre é muito aplaudida. Além disso, a garotada tem uma fanfarra - e todos concordam que o contato com as diferentes expressões artísticas ajuda a turma também nas outras disciplinas, sem falar na integração entre os alunos.
A Severino Travi, no entanto, ainda é exceção no assunto inclusão de alunos.
Referências:
Entrevista com a direção da Escola Severino Travi.
Texto Publicado em NOVA ESCOLA Edição 238, DEZEMBRO 2010. Título original: A arte de incluir.
GRUPO: Máira, Rafael e Rosmarie.
Olá, sou a tutora a distância de Libras – Rubia.
ResponderExcluirExcelente a exposição da pesquisa realizada.
Realmente a questão do ingresso de alunos surdos na rede regular ou em escolas especiais é uma questão polêmica. A duas perspectivas, a visão do MEC – políticas inclusivas e a visão da comunidade surda – construção da cultura, língua e identidade. Essa questão será aprofundada na web conferência com o Profº Fabiano. Fiquem atentos a esta discussão.
Tenho um questionamento: As fotos são dos alunos da Escola?
Um outro questionamento: Esta escola fica próximo a São Francisco de Paula? A outras escolas na sua cidade?
ResponderExcluirSim, são fotos do Blog da Escola.
ResponderExcluirFica próxima a Gramado e São Francisco de Paula.
Vou pesquisar se há outras escolas na regiaõ.
Abraços.
Rose
Mara, a resposta acima é minha.
ExcluirA proposta da escola é exemplar para as demais instituições de ensino!
ResponderExcluirQual é a formação dos professores desta instituição?
ResponderExcluirOs professores do ensino básico são formados dentro de suas respectivas áreas. Apenas a intérprete e a professora especialista possuem formação em libras.
ResponderExcluirCom a abertura de concurso municipal em Canela, específico para libras, esta especialização foi valorizada e muitos professores estão buscando habilitação.
Esta é uma escola modelo em se tratando de inclusão, não apenas de alunos surdos, mas nas múltiplas deficiências.
ResponderExcluirTive o prazer de conhecer uma das alunas com deficiência, que começou a estudar nesta escola. A transformação dela foi algo inacreditável, pois era uma menina retraída, envergonhada, e quando foi para esta escola, começou a fazer teatro, desenvolveu sua linguagem, é muito bom.
ResponderExcluir