INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA REDE REGULAR DE ENSINO
Escola Severino Travi, Canela.
Conforme entrevista com
a direção da instituição, constatamos que a Lei Federal de Inclusão está muito
distante de ser efetivada na prática. Porém, a escola dentro de suas
possibilidades, proporciona um ensino de qualidade e de valorização dos alunos,
respeitando as diferenças e semelhanças de cada um.
Uma parte do material
pedagógico é enviado pelo Governo
Federal e outra parte é adquirido através de parcerias e de verbas da
própria escola.
A APASC- Associação de
Pais e Amigos dos Surdos de Canela- é um importante aliado na inclusão dos
alunos, pois apoia financeiramente o Teatro e a Banda Escolar; além de promover
cursos e palestras para professores , pais e comunidade em geral.
A Escola trabalha com alunos
surdos desde 2007, porém apenas em 2012 a Prefeitura Municipal de Canela abriu
Concurso Público para professores intérpretes e instrutores em Libras. Isso
incentivou e melhorou o atendimento pedagógico aos alunos.
A escola passou por
adaptações físicas para o atendimento de alunos surdos:
*sinais nas portas de
todas as salas, refeitórios, bibliotecas, banheiros,etc, indicam aos alunos a
linguagem de sinais.
* a merendeira recebe
instruções para atender aos alunos na hora da merenda , bem como os demais
professores que desconhecem os sinais básicos da língua de libras, viando melhorar
o envolvimento dos alunos, professores e funcionários nas atividades propostas.
* para a troca de
períodos (aulas), existe um sinal visual em cada sala, uma lâmpada que acende
quando está no horário da troca de professores, intervalos, entrada ou saída da
escola.
A inclusão de
surdos requer uma proposta de mudanças de paradigmas educacionais, para que
todos tenham o direito ao acesso a uma educação de qualidade, mas também requer
uma mudança na maneira de pensar e agir de todos envolvidos.
Interessante assistir:
A MOCHILA DOS SEGREDOS- (youtube)
Grupo: Máira, Rose e Rafael.
Que bom saber que a escola pesquisada criou estratégias para mediar relações de inclusão em seu espaço. Não basta ter a presença do intérprete ou algum professor querer a inclusão, é preciso que a comunidade escolar participe ativamente para que se consolide um espaço natural de inclusão.
ResponderExcluirChegaram a conversar sobre trajetória da escola pesquisada para chegar a esse patamar? Ela sempre trabalhou com inclusão?
Não, mas em 2007 tiveram acesso a escola alguns alunos de inclusão, então a escola precisou buscar auxílio, pois não sabiam como trabalhar. A partir da disposição dos professores em estudar e se aprimorar através de cursos para auxiliar os alunos na participação efetiva na sala de aula. Os professores foram aprendendo com os alunos e os alunos com os professores. Desde então, a escola tornou-se um Pólo, recebendo alunos de todos os bairros da cidade e inclusive de cidades vizinhas.
ExcluirQuantos alunos surdos tem esta escola?
ResponderExcluirNo dia em que fomos fazer a entrevista eram 9 alunos surdos, em níveis diferentes.
ResponderExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirSou a tutora a distância de Libras – Rubia.
Parabéns pela realização da pesquisa.
Excelente a organização da escola para acolher os alunos surdos. As estratégias adotadas proporcionam um ambiente mais visual facilitando a interação dos alunos.
Dentro deste panorama, vocês como futuros educadores, o que poderia ser feito para aprimorar ainda mais este espaço?
Abraço
Esta é a escola da qual falei, é um orgulho para nós canelenses, sempre buscando a solução para situações das quais as crianças ficariam excluídas, mas com muita competência o trabalho desses profissionais é um exemplo.
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