quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A Importância da tecnologia e das mídias na Aprendizagem de Geometria Analítica.




Sabemos que a abordagem de Geometria Analítica, na licenciatura, se constitui na construção da base conceitual dos conteúdos desta disciplina, porém  para muitos licenciandos esses conteúdos são "difíceis" pois  não tiveram a oportunidade de “estudar” esses conceitos no ensino médio e, portanto, compete à universidade suprir esta deficiência.

A Geometria Analítica nos remete a muitas questões:

"Para que serve?"
"Por que precisamos estudar isso?"
"Nunca vou precisar usar isso na vida."

A resposta para essas indagações seriam simples, se percebêssemos desde o Ensino Fundamental a relação entre a Geometria e a Álgebra ( figuras e equações).

O campo da Geometria Analítica é vasto e continua sendo muito importante para diversas áreas: Artes, Música, Astronomia, Geologia, Matemática, Física,....
Um exemplo prático e atual da aplicação de conceitos da geometria analítica é o GPS, que já foi visto em nossos estudos semanais.

 Além disso, filmes educativos , vídeos aulas e softwares, como o Geometricks ou Cabri Géomètre, favorecem a interatividade do aluno, e conseqüentemente podem ser utilizados na aula de Geometria em qualquer nível de ensino, pois permitem ao usuário explorar vários conceitos Geométricos, entre eles: a abordagem de diversos assuntos relacionados à Geometria Euclidiana e noções de Geometria Analítica plana, como:
  •  distância entre pontos;
  •  distância entre ponto e reta; 
  • representação de retas;
  •  noções de retas paralelas, concorrentes e ortogonais;
  •  traçado de lugares geométricos como parábola, hipérbole e elipse;
  •  representação de circunferências;
  •  construção de fractais;


Segue uma vídeo aula, como exemplo de material didático que pode auxiliar na aprendizagem do aluno, quando utilizado de forma lúdica e significativa.






É possível fazer uso das tecnologias midiáticas nas práticas pedagógicas como um meio de favorecer a construção do conhecimento matemático pelos alunos. 





Fontes Bibliográficas:
Instituto Politécnico Nacional- Produtora Herendira Garcia

Grupo: Máira, Rafael , Samanta e  Rosmarie.


15 comentários:

  1. O uso de diferentes softwares favorece a aprendizagem da geometria sobre diversos aspectos. Atualmente, percebe-se que trabalhar com estas tecnologias é um desafio para as escolas.
    Como os professores estão trabalhando a Geometria Analítica?

    ResponderExcluir
  2. Hoje nas escolas temos um grande problema com o uso das tecnologias, pois algumas escolas não possuem laboratório de informática, outros encontram-se em situações precárias, dificultando o trabalho dos professores. Atualmente não estou inserida na realidade de uma escola de ensino fundamental, nem médio mas percebo que pouco são usados esses recursos pelos professores. O ensino tradicional ainda prevalece muito nos dias atuais, o que é lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As escolas que mencionas, como é a gestão desses laboratórios. Quem é o técnico responsável?

      Excluir
  3. Você estava com a conta Gmail "São Chico EGTA" aberta.
    Ao fazer a postagem o navegador utilizou a conta salva em cache.
    A solução é sair com segurança dessa conta e depois logar no Gmail com a conta Rosmarie.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber a opinião sobre o questionamento do Rafael e da Samanta?

    ResponderExcluir
  5. Concordo Máira, porém também podemos fazer uma reflexão em relação aos professores. Muitos fizeram a licenciatura em Matemática, com ênfase nos conceitos e no conteúdo matemático "puro", pouco pensando pedagógicamente, o que promove de certa forma, um bloqueio nesses profissionais no uso didático de recursos tecnológicos, pois não aprenderam a utulizá-los. Por outro lado, há pouco incentivo do poder público em promover cursos e formação tecnológica- pedagógica para os professores. Quem sai perdendo??? Todos: alunos, professores e sociedade em geral!!!!

    ResponderExcluir
  6. Professora, estou arrumando os comentários que havia feito, agora com o meu nome....porém a data original do comentário não está saindo, tem algum problema????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema, pois sei que estavas com esse problema.

      Excluir
  7. Na escola em que trabalhava, o laboratório de informática era atendido por um monitor contratado pelo município. Porém na maioria das vezes, eles não tinham nenhum vínculo com questões pedagógicas, eram apenas estudantes de cursos técnicos.
    Nos últimos tempos, porém, os contratos não foram renovados e os laboratórios não tinham mais atendentes. O professor precisava se organizar quando queria utilizar o laboratório, baixar os programas, testá-los, ver se havia conexão com a internet, TUDO ISSO sem ter horas de atividades, pois a carga horária em geral é toda em sala de aula. Desta forma ficou meio difícil o uso adequado do laboratório de informática!!! " Obs: em 2013 continuou assim!"

    ResponderExcluir
  8. A Rose respondeu a pergunta muito bem explicada.
    Posso dar um exemplo bem pertinente para reflexão.
    Na escola de Educação Infantil que trabalho tem um laboratório de informática com cerca de 10 monitores. NINGUÉM USA!!!! No ano passado duas professoras fizeram uma especialização em Mídias na Educação, e usaram o laboratório para realizar duas atividades para o curso. Nunca mais foram nem sequer ligadas as maquinas....Ai pergunto, onde está a falha?????
    Claro que aqui estamos falando em matemática, geometria, enfim estamos falando em responsabilidade na aprendizagem dos nossos alunos de forma significativa e contextualizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, as salas de multimídias e informática são pouco utilizadas e quando usadas pelos professores, muitos a ocupam como forma de recreação, na qual, os alunos podem "jogar" ou fazer alguma atividade recreativa, durante um horário estipulado. Será que o professor não tem condições de elaborar uma aula informatizada? Quantos professores possuem um blog de acesso para seus alunos pesquisarem? Quantas escolas possuem um site próprio para expor as suas notícias, avisos e acontecimentos? O uso da tecnologia poderia começar com coisas simples como essas, mas infelizmente, para muitas instituições educacionais públicas , acreditam que isso é perda de tempo!!

      Excluir
  9. No colégio no qual eu trabalho, colégio Marista tem um técnico responsável para dar aulas de informática. Mas sabemos que esta realidade é bem distante em outras escolas, fazendo -se necessário um trabalho e envolvimento maior do professor.

    ResponderExcluir
  10. A escola vai criando uma cultura para a utilização das tecnologias. É possível a utilização de jogos, mas que se tenha um objetivo além do lúdico. Desta forma, pode-se utilizar jogos com intuito de complementação das atividades de um conteúdo.
    Como exemplo, destaco o link:
    http://www.mais.mat.br/wiki/Geometria_Anal%C3%ADtica


    ResponderExcluir
  11. A utilização de objetos operacionais é de suma importância para o enriquecimento das aulas, desde que escolhidos com cuidado para que atendam a demanda do conteúdo em questão.

    ResponderExcluir