domingo, 10 de novembro de 2013

Grupo Escolar João Benetti Sobrinho- Gramado-RS.

              ESCOLA ESTADUAL JOÃO BENETTI SOBRINHO- GRAMADO-RS       (Parte 1)


Placa de Inauguração- Exposta no Prédio.

A Escola João Benetti Sobrinho fica localizada na zona rural do município de Gramado, e iniciou suas atividades em 1953, e 
fundada oficialmente em 1954, com o nome de Grupo Escolar João Benetti Sobrinho.
A escola recebeu este nome, em homenagem ao  doador da área de terras destinada a construção da instituição escolar, um total de 3 hectares de terra produtiva.



Prédio Construído em 1953.



O prédio foi construído em madeira, em um único piso, com uma estrutura  de  3 salas de aula, secretaria e uma sala de merenda. 
Não havia sala de professores, biblioteca escolar e  nem refeitório. 
Haviam três banheiros:  um masculino, um feminino e um dos professores. Eles ficavam localizados em um anexo do prédio, como mostra a imagem, que atualmente serve como um depósito de ferramentas agrícolas.

Anexo: Depósito de Ferramentas,antigos banheiros.










A Escola atuava como Escola Pólo, pois atendia alunos de todas as localidades da redondeza, de forma multisseriada, ou seja, alunos de séries diferentes estudavam na mesma sala de aula, sendo atendidas por um único professor. 

Registro do Livro Ponto dos Professores (1955)

Os professores vinham do centro de Gramado ou de outras localidades, e devido a distância, moravam na casa de famílias locais durante o período de aulas.
Os professores eram formados pela Escola Normal, e como o Grupo escolar era Estadual, tinham vínculo com a rede Estadual de Ensino.
No ano de 1955, o Grupo Escolar possuia dois professores que atendiam alunos do 1º ano ao 4º ano, divididos em dois grandes grupos com apenas dois professores.


Livro Ponto da escola.

Esta época em que o Prédio da Escola foi construído foi um período governamental de incremento da produção industrial no país, da urbanização e, conseqüentemente, da expansão da escolarização. 
O acesso a educação era para todos, porém a permanência na escola era para alguns, pois muitos alunos não completavam seus estudos pois precisavam trabalhar e ajudar no sustento da casa e da família.

Registro de Chamada dos Alunos.



 Os registros encontrados na Escola, datados da época do início do Grupo Escolar, são manuscritos. e todas as informações, como Históricos Escolares, Livro Ponto, Livro de Frequência dos Alunos, Livro de Doações, de Visitas, todos são escritos em letra cursiva, com caligrafia legível e com um traçado desenhado, demonstrando  a formação profissional dos professores.


 Grupo: Máira, Rafael e Rosmarie
 Parte 1 = Pesquisa na Escola.













8 comentários:

  1. Que interessante! O acesso a educação era difícil nos lugares com menos infraestrutura. Na época era comum os pais não deixarem os filhos dar prosseguimento aos estudos, pois tinham que ajudar no sustento da casa. Estudar era considerado um 'luxo' de alguns!
    O que vocês acham: Em relação ao contexto atual o acesso a educação melhorou e a qualidade?

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  2. Acredito que o acesso a Educação para todos, independentemente da idade, ( ensino regular ou EJA ) oportunizou melhores condições na qualidade de vida das pessoas. No entanto, percebo que o apoio dos pais e a valorização do ensino , a alguns anos atrás, era mais efetiva do que atualmente, pois os pais acreditavam que ir à escola era, além de uma obrigação, um comprometimento com melhores condições de vida. Hoje em dia, muitos alunos não valorizam a escola, pois refletem uma opinião dos próprios pais!

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    1. Tens toda razão! A escola pesquisada possui algum projeto que promova a interação e participação dos pais ?


      Obs:(Por favor, quem escreveu o comentário se identifique.)

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    2. Rosmarie, com aquele problema da publicação. Desculpa!!

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  3. No contexto desta escola percebo que a proposta curricular deveria ser de técnico agrícola, ou algo neste sentido para que a escola possa estar presente na realidade dos alunos, pois ao acabarem o ensino fundamental, largam a zona rural em busca da continuação dos estudos e acabam não se interessando pela vida rural. O que na minha opinião é uma pena.

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    1. Mas, além de um curso técnico, existe algum projeto nesta escola que trabalhe a contextualização da realidade dos alunos?

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    2. Acredito que deveria ser uma escola rural com uma proposta curricular voltada para a realidade dos alunos. Como a Rose colocou hoje é sim desenvolvidos alguns projetos, mas poucos.
      Na minha época, cerca de 20 anos atrás muito pouco se trabalhava sobre a importância da agricultura. O foco era acabar os estudos, morar na cidade e ter uma profissão. Hoje apenas eu resido na localidade desta escola, meus colegas todos foram embora.
      Lembro-me de um professor que trabalhou conosco a disciplina de turismo, que este nos ensinou sobre a poda das árvores, os períodos corretos, e na prática como se fazia. Também plantamos mudas de árvores. São poucas coisas que lembro de ter estudado sobre a questão mais rural.

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  4. Fiz meu Estágio Supervisionado nesta escola, pois minha família ainda mora nesta localidade.A escola desenvolve projetos como: Horta Escolar, Cidadania e História . No Projeto da Horta Escolar os aluno semeiam, plantam e colhem alimentos para serem utilizados na própria merenda escolar. Além disso, realizam estudos relacionados com questões ambientais, como reciclagem e reaproveitamento dos materiais. No período em que estava realizando o Estágio, os alunos estavam desenvolvendo um projeto de filmagem e entrevistas sobre a história da localidade, fazendo um resgate da cultura local. A escola procura de uma forma bem pedagógica contextualizar sua realidade.

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